Entrada Informação ao Paciente

Informações Pacientes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O que são próteses?

Próteses são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga habituar-se a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás. Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.

Como funcionam as próteses?

No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua. As próteses são feitas sob medida em um protético, a partir de moldes tirados de sua boca. Seu dentista irá determinar qual dos três tipos de próteses descritas abaixo é o melhor para você.
 
Prótese total convencional (dentadura)

A prótese total convencional é colocada em sua boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem. A cicatrização pode demorar vários meses durante os quais você poderá ficar sem dentes.
Prótese total imediata.
A prótese total imediata é instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. (Seu dentista tira as medidas e faz as moldagens de seus ossos maxilares durante uma consulta). Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de você não ficar sem os seus dentes, elas precisam ser reajustadas nos meses subseqüentes após a sua instalação. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.

Prótese parcial removível

A prótese parcial removível consiste em uma estrutura metálica ou não que se apóia nos dentes naturais. Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese. Próteses parciais removíveis

Quanto tempo poderá levar para eu me acostumar com minha prótese?

Novas próteses podem parecer estranhas e desconfortáveis durante as primeiras semanas ou até meses. Alimentar-se e falar com a prótese pode exigir um pouco de prática. É comum ter-se a sensação dos dentes salientes ou soltos, enquanto os músculos de suas bochechas e língua se habituam a segurar a prótese no lugar. O fluxo excessivo de saliva, a sensação de que a língua não tem lugar certo para ficar e uma pequena irritação ou ulceração não são incomuns. No caso de irritação, consulte seu dentista.

Qual a durabilidade das próteses?

Durante um certo período de tempo, sua prótese precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. Recolocar significa fazer uma nova base, mantendo os dentes existentes na prótese. Também, com o passar do tempo, sua boca muda naturalmente. Estas mudanças fazem com que sua prótese fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. Você deve consultar seu dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação.

Estas são algumas dicas para cuidar de sua prótese:

-Quando manusear sua prótese, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água.
-As próteses são delicadas, e podem se quebrar se sofrerem uma queda.
-Não deixe sua prótese secar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando.
-Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la.
-Escove sua prótese diariamente para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e evitar que fique manchada.
-Um limpador ultra-sônico pode ser utilizado para cuidar de sua prótese, mas ele não substitui uma escovação cuidadosa diária.
-Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa.

Visite o seu dentista se a sua prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta.

Não fique tentado a ajustá-la sozinho - isto poderá danificá-la ainda mais.

 

Cuidados com a Prótese

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Cuidados com a Prótese Removível

A manipulação de uma prótese removível exige cuidados.

Ao limpar a sua prótese, é uma boa idéia inclinar-se sobre uma toalha dobrada ou uma pia com água para evitar danos caso você derrube acidentalmente a peça. Escove a prótese todos os dias para remover restos de alimento e evitar a formação de placa. A escovação ajuda a evitar que a peça adquira manchas permanentes.

É melhor usar uma escova dental especialmente projetada para limpar próteses. Uma escova dental para prótese possui cerdas organizadas de modo a se adaptarem ao formato da prótese. Uma escova de dentes comum, com cerdas macias, também é aceitável. Evite usar uma escova com cerdas duras, que pode danificar a prótese.

Algumas pessoas usam sabão para lavagem das mãos ou líquido suave para lavar louças para limpar suas próteses, que também são aceitáveis. Outros tipos de limpadores domésticos e muitos cremes dentais são excessivamente abrasivos e não devem ser usados para limpeza de próteses.
Limpe sua prótese enxaguando abundantemente para remoção das partículas soltas de alimentos. Molhe a escova e aplique o limpador. Escove todas as superfícies da prótese delicadamente para evitar danos ao plástico ou aos acessórios.

Uma prótese pode perder seu formato adequado se não for mantida molhada. À noite, a prótese deve ser colocada em solução de imersão ou água. Entretanto, se a peça apresentar acessórios metálicos, eles podem perder o brilho se colocados em algumas soluções. Seu dentista pode recomendar o método adequado para manter sua prótese em bom estado.

Você pode causar sérios danos à sua prótese e à sua saúde se tentear ajustar ou reparar a prótese. Uma prótese que não é feita para ajustar-se precisamente por um dentista pode causar irritação e úlceras. O uso de um kit "faça você mesmo" pode danificar a peça de maneira irreversível. Colas vendidas sem prescrição geralmente contêm substâncias químicas prejudiciais e não devem ser usadas na prótese.

Se sua prótese deixar de se adaptar bem; se ela quebrar, lascar ou trincar; ou se um dos dentes se afrouxar, consulte o médico dentista imediatamente. Em muitos casos, os dentistas podem fazer os ajustes ou reparos necessários, geralmente no mesmo dia. Reparos complicados podem requerer o envio da prótese para um laboratório dentário especial.

 

 



Ligue-nos já!
239 445 111
910 007 513
910 027 243

Abertos das 9h-13h e 14h-18h
geral@goodenteq.com

Publicidade

Slideshow Image 1

Siga-nos!

  • Facebook: profile.php?id=100001755945295
  • Twitter: goodenteq

Destaques

International Expodental

6-7-8-Ottobre 2011

Fiera Roma